O desenho básico do emblema,
uma roda, data de 1905, ano em que foi organizado o
primeiro Rotary Club na cidade de Chicago, EUA. Poucas
semanas depois de formado o Clube, os sócios
se reuniram para discutir o desenho de um emblema que
pudesse simbolizar o caráter de sua recém-formada
entidade.
Naquela época, as reuniões se faziam "em
rodízio" nos locais de trabalho dos sócios.
Um sócio apresentou o desenho de uma roda de
locomotiva, com o contrapeso e com as palavras "Rotary
Club" inscritas no eixo de conexão.
Outro rotariano apresentou uma simples roda de carruagem.
Justificaram a escolha porque a roda era bem conhecida;
era básica e era a civilização
da roda. Além disso, a roda gira, dando idéia
de movimento.
Os primeiros rotarianos escolheram como seu emblema
a roda de carruagem, elaborada por Montague M. Bear,
um tipógrafo-gravador que poucas semanas antes
havia se tornado sócio do Clube.
Tamanho foi o entusiasmo incitado pelo desenho de "Monty"
Bear, que os sócios mandaram imprimir um estoque
de papel carta, suficiente para cinco anos, contendo
a roda de carruagem em seu cabeçalho.
Mas antes mesmo de gastar uma pequena parte deste material,
os sócios chegaram à conclusão
de que o emblema era "muito simples, muito estático".
Concordando com essa avaliação, "Monty"
acrescentou algumas nuvens ao desenho.
Mas Tom Philips, fabricante de lanternas, comentou que
"nem mesmo o Rotary poderia fazer levantar poeira
na frente e de trás da roda, ao mesmo tempo".
E assim, mais uma vez, o desenho foi modificado.
"Monty" Bear acrescentou mais nuvens e adicionou
uma fita com a inscrição "Rotary
Club", na frente da roda. Durante esse tempo, outros
Rotary Clubs estavam sendo organizados em São
Francisco, Oakland, Nova lorque e em outros centros
metropolitanos dos EUA.
Todos os novos Clubes adotaram a roda como emblema,
mas acrescentaram traços característicos
para identificar o Club com sua cidade. O Rotary Club
Buffalo, em Nova York, por exemplo, sobrepôs um
búfalo ao centro da roda. O Rotary Club de Oakland,
na Califórnia, sobrepôs a roda a um gigantesco
carvalho.
Em 1910, quando os 16 Rotary Clubs existentes se reuniram
na cidade de Chicago e formaram a "Associação
Nacional de Rotary Clubs", havia tantos desenhos
de emblemas quanto Clubs.
Antes da Convenção de 1912, de Duluth,
no Estado de Minnesota, a sede nacional convidou todos
os Clubes a apresentarem o desenho de um emblema a ser
usado por todos os Rotary Clubs, devendo ter a roda
como elemento básico.
Naquela cidade de Duluth, foi adotada como emblema oficial
uma roda de engrenagem, com as cores azul real e dourado.
Mas mesmo esse desenho não durou mais de oito
anos. Alguns engenheiros reclamaram que a roda era mecanicamente
defeituosa e não podia realizar nenhum trabalho.
Foi então nomeada uma comissão de dois
rotarianos para fazer a devida correção,
sendo eles Oscar B. Jorge, de Duluth e Charles Henry
Mackintosh, de Chicago. O desenho desses dois rotarianos,
anunciado e adotado em 1920, foi usado desde então,
com uma exceção. Eles haviam esquecido
de induzir um rasgo de chaveta na roda, e sem chaveta,
a engrenagem seria inútil, incapaz de transmitir
força ao eixo ou ser por ele impulsionada. O
rasgo de chaveta foi acrescentado em 1923, continuando
um movimento que dura até hoje. |