Subsídios distritais oferecem aos clubes e distritos flexibilidade na realização de atividades que apoiam a
Missão da Fundação Rotária. Os distritos podem outorgar estes subsídios para atividades de curto prazo locais ou internacionais.
Cada distrito pode solicitar até 50% do seu
Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) em um subsídio seccional anual. O envolvimento da Fundação é mínimo — o distrito é responsável por administrar as atividades financiadas com o subsídio e desenvolvidas por ele mesmo ou seus clubes, podendo alocar a verba recebida como bem entender. Além disso:
- Todas as atividades patrocinadas com recursos de subsídios distritais devem seguir as exigências de elegibilidade listadas nos
termos e condições para outorga de subsídios da Fundação Rotária.
- Todo distrito deve ser devidamente
qualificado pela Fundação para receber um Subsídio Distrital.
- Os clubes não precisam ser qualificados pelos distritos para receber subsídios distritais.
- Subsídios distritais podem ser usados em projetos com distritos participantes ou não participantes da fase experimental.
- As atividades patrocinadas não precisam estar relacionadas às
áreas de enfoque.
Financiamento Subsídios distritais são financiados exclusivamente pelo FDUC gerado pelas doações do distrito ao Fundo Anual para Programas três anos antes, inclusive os rendimentos do Fundo Permanente SHARE. Os distritos podem solicitar até 50% do seu FDUC a cada ano. Recursos de subsídios distritais que não forem usados devem ser devolvidos à Fundação para ser creditados ao FDUC do distrito. O valor devolvido será adicionado ao FDUC do ano seguinte, sem ser considerado no cálculo de valor disponível para Subsídio Distrital.