RC Santos-Ponta da Praia ajuda a promover ação ambiental
30/03/2012
RC Santos Ponta da Praia
Com a conscientização de preservar a vida e o meio ambiente, o Rotary Club de Santos-Ponta da Praia, apresentou recentemente uma gama de projetos apoiados pelo clube, entre eles uma ação de cunho ambiental com patrocínio da Libra Terminais e Secretaria de Meio Ambiente de Santos-SP.
O Projeto Santos Nossa Casa, já firmado, visa incentivar os jovens de escolas públicas a exercerem seu direito de cidadãos responsáveis pelo ambiente, auxiliando as comunidades em que vivem a desenvolver uma consciência ambientalmente correta e a melhorar sua qualidade de vida.
Fazem parte desse programa os projetos: Santos Nosso Morro - Educando por Natureza - Santos Nossa Praia - Santos Nosso Bairro. Pode-se obter mais informações através do site www.t37.com.br/sustentabilidade.
Já o projeto "Santos, Nossa Casa" é um programa que tem por objetivo incentivar a participação da população na prevenção e solução dos problemas advindos do manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos.
São abordados junto à população temas relativos a coleta seletiva, qualidade ambiental e compreensão do papel de cada indivíduo no estabelecimento da consciência ambiental.
O Programa Santos, Nossa Casa tem o patrocínio da Libra Terminais e o apoio do Rotary Ponta da Praia. Os projetos ‘Nossa Praia’ e ‘Nosso Bairro’ fazem parte do programa.
Já a ação 'Nossa Praia' vem com o objetivo de conscientizar munícipes e turistas quanto à limpeza e balneabilidade das praias.
Locais de atuação: abrange os sete quilômetros das praias santistas: José Menino, Pompéia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.
Início: janeiro de 2006.
Composição: 30 monitores ambientais com faixa etária de 16 e 17 anos, divididos em cinco equipes, distribuídas em pontos determinados.
Desenvolvimento: Monitores ambientais distribuem sacolas de papel ao longo da faixa de areia e orientam os banhistas quanto a preservação ambiental.
Também se confere as ações do projeto 'Nosso Morro' que busca sensibilizar os munícipes quanto a preservação do meio ambiente, abordando temas como resíduos sólidos, consumo sustentável e conservação da vegetação das encostas. De porta a porta, os monitores ambientais entregam folder explicativo sobre coleta seletiva e deposição de lixo no horário adequado.
Locais de atuação: Morros da Nova Cintra, Penha, Saboó, Santa Maria, São Bento e Vila Progresso.
Início: outubro de 2006.
Composição: monitores ambientais.
Desenvolvimento: os monitores percorreram as ruas e escadarias nos morros da cidade de Santos e entregam folder explicativo de porta a porta, fazendo orientações sobre a deposição do lixo no horário adequado.
Confiram mais detalhes através do site: http://www.santos.sp.gov.br/meioambiente/santosnossa.php
Na foto, momento em que companheiros do RC de Santos-Ponta da Praia se confraternizam em mais uma ação solidária feita pelo clube.