E-Club participa de Ajuda Humanitária à Vanuatu na Oceania
31/03/2015
Rotary E-Club 4420
Grupos de e-clubes de todo o mundo se cotizam para criar fundo de amparo às vítimas de ciclone que devastou o país Vanuatu, à nordeste da Austrália.
Socorro chega a Vanuatu e encontra grande devastação após ciclone. (Veja/Mundo)
O país ficou praticamente sem energia elétrica e comunicação e enfrenta uma crescente possibilidade de ficar sem alimentos e água potável para os habitantes, em decorrência do desastre natural.
Passagem de ciclone tropical Pam leva ventos de mais de 250km/h para Vanuatu (Unicef/Reuters).
Uma das maiores tempestades da história no Oceano Pacífico devastou no sábado, 14/03, Vanuatu, país insular ao nordeste da Austrália, arrancando os telhados das casas, derrubando árvores e matando pelo menos oito pessoas. Autoridades esperam que mais mortos sejam encontrados. Um balanço provisório da ONU, ainda não confirmado, cita a possibilidade de 44 mortes.
As primeiras equipes de ajuda, que chegaram a Vanuatu no domingo, relataram que houve devastação generalizada no local, onde as autoridades declararam estado de emergência após um grande ciclone atingir a nação insular do Pacífico. Com ventos de mais de 300 quilômetros por hora, o ciclone Pam arrasou casas, destruiu barcos, estradas e pontes, deixando Vanuatu praticamente isolada. Trabalhadores humanitários descreveram a situação como catastrófica.
O presidente de Vanuatu, Baldwin Londsdale, pediu ajuda em um emotivo discurso na conferência sobre desastres e emergências realizada no Japão e disse que o furacão Pam destruiu a maioria de edifícios em Port Vila, capital do país, incluídas casas, escolas e hospitais. Descrevo o furacão como um monstro que devastou nosso país e isto representa um duro revés para nossa nação, disse Londsdale à rede BBC.
Parecia que o mundo ia acabar, disse Alice Clements, porta-voz do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em Vanuatu. Foi como se uma bomba tivesse explodido no centro da cidade. Não há energia. Não há água., afirmou.(Veja/Mundo 14/03/2015)
E-clubes de distritos da Austrália lançaram um apelo aos e-clubes de todo o mundo e o E-Club 4420 tomou parte nessa ação.
Fonte: Colaboração do e-club do Distrito 4420.