Fórum de Serviços Profissionais é realizado em São Vicente
28/10/2014
RC São Vicente Praia
O Fórum foi precedido de um momento de companheirismo, quando foram servidos fartos petiscos que tornaram o ambiente ainda mais descontraído. Seguindo o formato original, o 3o Fórum aconteceu dentro da reunião ordinária do Rotary Club de São Vicente-Praia. A Presidente Ângela Ximenes convidou José Antonio Della Libera para apresentar seu livro Projeto Rumo aos presentes - trata-se de um livro didático com todas as orientações e guia de profissões.
O Fórum propriamente dito começou quando a Presidente Brilhante Luciane Mourão (RCSP-Novas Gerações), organizadora do evento, relatou o trabalho do Presidente da Comissão Distrital de Serviços Profissionais Claudio Takata em fazer o Fórum nesta gestão, seu planejamento e a parceria do RC Novas Gerações, e equipe, como Francisco Mo, do RCSP-Aeroporto, e Bessie Barros, do RCSP-Independência.
A presença de 69 rotarianos tornou o evento quase uma festiva rotariana. O Governador Assistente da Área 11, Leandro C. Guedes estava presente juntamente com nove Presidentes Brilhantes da Baixada: Nilson Barreiro (RCS-Aparecida), Marisa Miyashiro (RC-Itariri), Célio Horttz (RCPG-Boqueirão), Hugo Damião (RC-Bertioga Riviera), Felipe Ribeiro (RC-Cubatão), Iracema Maria C. Menezes (RCS-Vila Belmiro), Marco Antonio F. Ribeiro (RCS-Oeste), Marcio Alves de Souza (RCPG-Novo Tempo) e Angela Ximenes (RCSV-Praia).
Um dos momentos marcantes do evento foi a chegada da Caravana do RC-Itariri, composta por 14 associados, mostrando o engajamento do Clube em busca de instrução rotária.
Claudio Takata palestrou sobre a origem da Avenida dos Serviços Profissionais, a sua história e sua evolução através do tempo, contou como o idealizador Hebert Taylor conseguiu salvar uma firma através da ética e conduta. O ensinamento do Taylor, que foi incorporado pelo Rotary, posteriormente gerou a nossa Prova Quádrupla e o Código de Conduta do Rotariano. Claudio Takata também exemplificou os Projetos Sociais Mundiais realizados através dos conceitos da Avenida dos Serviços Profissionais.
O palestrante Alvaro Taiar, que é sócio de PWC, falou sobre os impostos existentes no Brasil, a Guerra Fiscal e a tentativa de desoneração para tornar o Brasil mais atraentes para investidores estrangeiros, retratou a perspectiva pós-eleição, e ressaltou a Reforma Fiscal como uma necessidade inadiável para os empresariados brasileiros e investidores.
O Palestrante Ronaldo Varella falou sobre a Logística do Porto de Santos e a sua importância no cenário de exportação nacional e falou também sobre os planos de expansão e a necessidade da execução imediata dos projetos já aprovados.
O encerramento do 3o Fórum Distrital de Serviços Profissionais foi muito positivo, com perguntas e discussões produtivas.
Colaboração na reportagem: Francisco Mo e Cristina Lai.