RCSP Aeroporto entrega equipamento de Subsídios Globais a hospital
11/03/2014
RC São Paulo Aeroporto
O RCSP Aeroporto entregou no dia 11/03/2014 um equipamento destinado ao tratamento de vítimas de queimaduras obtido com recursos de Subsídios Globais da Fundação Rotária.
O equipamento, um dermátomo, destina-se a tratamento de queimados graves, e permite a obtenção de pele para restauração de áreas atingidas e a multiplicação da pele para o tratamento.
O equipamento foi entregue pelo Presidente do RCSP Aeroporto Francisco Mo Qom Yeng e pela Presidente da Casa da Amizade Cristina, acompanhados de comitiva de associados do clube, ao Dr. Vitor Buaride, cirurgião plástico e diretor da área de queimados do Hospital Municipal do Tatuapé.
O projeto de Subsídios Globais contou com a participação de Distrito do Japão, e teve um valor total de 69 mil dólares.
"Engana-se quem pensa se tratar de algo simples, por caber em uma maleta", diz o Associado Yoiti Fujiwara. "Este é um equipamento de alta precisão e com a sofisticação necessária para utilização em sala de cirurgia, e poderá ajudar no tratamento de milhares de pessoas neste hospital, que é referência na área de queimaduras".
O projeto teve sua origem há alguns anos, durante a gestão de Claudio Takata como Presidente do RCSP Aeroporto, quando o associado Carlos Bautzer, que é cirurgião plástico, detectou a necessidade e apresentou-a ao clube, que passou a trabalhar no projeto.
Além da entrega do equipamento, o projeto ainda inclui uma etapa de prevenção, que está sendo efetuada em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. Uma revistinha da Turma da Mônica especialmente destinada à campanha de prevenção de queimaduras está sendo preparada e será distribuída em escolas e comunidades.
Os recursos que tornaram realidade este projeto e que muito contribuirá para a sociedade são provenientes de doações que rotarianos e colaboradores de todo o mundo realizam para a Fundação Rotária.