Rotarianos do Distrito 4420 se mobilizam para ajudar moradores de Itaóca-SP
21/01/2014
RC Diadema Floreat, RC São Bernardo do Campo
A cidade de Itaóca, no Alto do Ribeira, a 343 km de São Paulo, ainda contabiliza os prejuízos da tragédia que deixou pelo menos 23 pessoas mortas. Uma semana após as chuvas que devastaram todo o município, que mostra registros de que ainda há muito a ser feito para que a cidade volte a ter cara de cidade.
Pensando nisso, o companheiro rotariano Valdinei de Pontes, que possui um sítio nas imediações, de forma generosa, abriu as portas de sua casa para amparar as pessoas, vítimas dessa tragédia, que estão precisando de ajuda, como roupas, alimentos, produtos de higiene pessoal e água.
No último dia 13, o companheiro Wagner Candelária, Governador Assistente da Área 07, esteve no Rotary Club de São Bernardo do Campo e em conversa com o presidente Milton Casari e demais companheiros, conseguiu mobilizar os rotarianos do clube, que doaram 50 kg de alimentos para a população afetada pelas fortes chuvas que devastaram toda a cidade.
A iniciativa teve total apoio do governador do Distrito 4420, José Joaquim do Amaral Ferreira, que se prontificou imediatamente a contatar o distrito local e comunicar total solidariedade aos cidadãos de Itaóca-SP.
Situação e vítimas
Além de terem que dormir e acordar em um cenário que nada lembra a antiga Itaóca, com pilhas gigantescas de destroços espalhados por todos os lados, os moradores acreditam que o número de mortos pode crescer ainda mais.
No bairro Guarda Mão, o mais afetado pela tempestade, um terço da população morreu. Todos tentam explicar o que aconteceu na noite do dia 12 de janeiro.
De oficial, segundo a Prefeitura, uma gigantesca onda, formada por água, barro e troncos, surgiu após a enxurrada ter ficado represada sucessivas vezes em barreiras da cidade. À medida que as barreiras eram destruídas, a onda ganhava mais força. Três rios, que se encontram, foram afetados: Guarda Mão, Martins e Palmital.
No dia 17, companheiros do Distrito 4420 seguiram para a cidade, levando todos os mantimentos arrecadados até o momento, para tentar minimizar o sofrimento dos moradores locais.
Para quem quiser colaborar, os contatos para arrecadação de alimentos são dos seguintes companheiros:
Marcelo Ribeiro – marcelo@solidcorp.com.br
Wagner Candelária – Wagner@diamac.com.br
Valdinei de Pontes – despataboao@hotmail.com
Fonte: G1 Santos – reportagem de Alexandre Lopes, adaptada pelo site do Distrito 4420.