Governador do D4420 participa da cerimônia de outorga do Aeroporto de Guarujá
05/12/2013
RC Guarujá, RC Guarujá Ilha de Santo Amaro, RC Guarujá Vicente de Carvalho
O vice-presidente da República, Michel Temer e o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC/PR), Wellington Moreira Franco, assinararam na terça-feira (03), a outorga do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, cerimônia que aconteceu na Base Aérea de Santos(localizada, em Vicente de Carvalho) e contou com a participação da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, além de outras autoridades civis, como o governador do Distrito 4420 de Rotary, José Joaquim do Amaral Ferreira e militares.
O aeroporto, que será construído em uma área de 280 mil metros quadrados da Base Aérea de Santos (localizada no distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá), aproveitará a pista de 1.390 metros já existente.
Mas serão necessários investimentos na reforma da pista, construção do pátio de aeronaves e terminal de passageiros, estacionamento, vias de acesso, além dos equipamentos relacionados à atividade aeroportuária.
Após receber a autorga, a cidade está autorizada a desenvolver os estudos ambientais (EIA-RIMA) necessários para a implantação do empreendimento. A prefeitura deverá, em um prazo de até 150 dias, disponibilizar à Secretaria de Aviação Civil, o modelo pretendido de concessão à iniciativa privada. Após essas duas etapas serem concluídas, já será possível iniciar o processo licitatório de concessão do aeroporto junto ao mercado.
O vice-presidente da Repúplica, Michel Temer, ressaltou a importância deste aeroporto para a região. "O governo tem os olhos voltados para a Baixada Santista. O aeroporto, entre outros coisas, ira desafogar o aeroporto de Congonhas e até de Cumbica", afirmou Temer.
Na ocasião, a prefeitura de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, afirmou que levará cerca de dois anos para iniciar todas as ações. "Diversas empresas já nos procuraram, grupos que têm interesse nesse investimento, mas era um momento de ouvir. O valor inicial era de R$ 80 milhões, há quase quatro anos, mas podemos receber um pouco mais".
A previsão inicial é que o aeroporto de Guarujá receba, por ano, entre 1 mil e 500 mil passageiros e cerca de 17 vôos diários.
Representantes dos clubes do Guarujá prestigiaram a cerimônia, recepcionando o casal governador que ficou muito satisfeito com o crescimento da cidade que conta com o apoio dos rotarianos em diversas ações.
Estiveram presentes os casais presidentes dos clubes de Rotary de Guarujá: Aldo e Anacélia Gaspar (Vicente de Carvalho), Giovanni Di Clemente e Célia (Ilha de Santo Amaro) e o GA da área 12, Antonio Mariano da Silva que representou o RC de Guarujá. Sócios de ambos os clubes, também compareceram ao evento, representando os demais rotarianos da região.
Nas fotos, registros do evento que recebeu o vice-presidente da República, Michel Temer e o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC/PR), Wellington Moreira Franco e rotarianos do Distrito 4420.
Galerias de Fotos: