RC de Santos-Oeste inaugura espaço “LER”
29/11/2013
RC Santos Oeste
O Rotary Club de Santos-Oeste inaugurou um espaço “LER” sala de leitura projeto Tia Egle, no último dia 26 de novembro, no Bairro Jardim Castelo, em Santos – SP.
O projeto Tia Egle, institucionalizado desde 2008, é uma organização não governamental que atende crianças, adolescentes, nas idades de quatro a 14 anos, moradoras na região da Zona Noroeste de Santos, especificamente nos Bairros do Jardim Rádio Clube e Jardim Castelo, tendo em sua maioria os moradores do Conjunto Habitacional do Dale Coutinho. O projeto social passou a ter um espaço especial, com aproximadamente 500 livros.
A parceria do clube com o projeto rendeu uma reportagem veiculada na TV Tribuna de Santos, afiliada da Rede Globo, que mostrou a inauguração da sala que recebeu o nome do fotógrafo Paulo Freitas.
A presidente do projeto, Egle Rodrigues, explica que a homenagem é para o fotógrafo que também trabalhou no jornal A Tribuna durante 27 anos e foi assassinado há quase dois meses.
“Essa sala vai além dos livros, vai além da capacidade do imaginar de cada uma dessas crianças. Eu quis homenagear ele e toda a família dele por toda a credibilidade. Ele foi uma pessoa muito importante e vai continuar sendo, porque eu tenho certeza que ele está presente aqui hoje, com essa sala levando nome dele em pareceria com o Rotary”, explica Egle.
Tudo no local foi doado. Incentivar a leitura é o grande objetivo dessa sala, que faz muita gente viajar pelo mundo do conhecimento. “O importante é estimular a leitura, agradar a criança em várias faixas etárias. E esse estímulo, a criança com certeza vai carregar na vida dela”, diz o presidente do Rotary Santos-Oeste, Francisco Souza Ferreira.
O filho do homenageado, Eduardo Silva Freitas, compareceu à inauguração da biblioteca. “Meu pai sempre gostou dessas ações sociais e estava sempre com a Egle no espaço dela. Isso traz alegria, só alegria, não tem outra forma de expressar senão que estamos bem alegres mesmo com essa homenagem ao meu pai”, diz Eduardo.
A iniciativa do clube leva mais uma vez o nome do Distrito 4420 e do Rotary para a comunidade, divulgando um de seus projetos, que incentiva à leitura, a educação e a cultura, promovendo a Imagem Pública e fazendo o bem à todos os assistidos por suas ações.
Nas fotos, sala LER, tia Egle e imagem de divulgação do projeto.
Fonte: G1 Santos e Região - adaptação da reportagem de Marco Antonio Calejo e informações do clube.