RC São Paulo Anchieta tem Primeiro Projeto de Subsídios Globais Aprovado no Distrito
28/08/2011
RC São Paulo Anchieta
O Rotary Club de São Paulo Anchieta obteve a aprovação de Projeto de Subsídios Globais, o primeiro no Distrito no ano rotário 2011-2012. O projeto é referente a máquinas de costura profissionais e outros equipamentos para profissionalização de moradoras da comunidade de Heliópolis, em São Paulo.
A parceria foi estabelecida com o Rotary Club de Crailsheim, Distrito 1830, da Alemanha. O projeto tem um custo de 35.000 dólares e prevê a compra de 34 máquinas, para treinamento de grupos de 15 pessoas por ciclo em cursos de 6 meses de duração com 200 horas de carga horária.
A parceria é através da Casa Maria de Nazareth, situada no bairro do Ipiranga, e que provê auxílio à comunidade de Heliópolis, incluindo treinamento para profissionalização de suas moradoras, e tem apoio do Sebrae, das linhas Corrente, que doam material, e de confecções da região, que absorverão a mão de obra qualificada pelo programa.
O Governador Assistente da Área 6 e companheiro do RC SP Anchieta Leonardo Weissmann comentou como o clube conseguiu o emparceiramento, em geral a maior dificuldade dos clubes em relação aos projetos de Subsídios Globais: “Correndo atrás” – disse Leonardo – “basicamente pesquisamos e entramos em contato por e-mail com Governadores de todos os Distritos participantes do Projeto Piloto do Plano Visão de Futuro, e colhemos alguns retornos, até que conseguimos um Distrito que aderisse ao projeto”.
Colaborou para a realização da parceria o fato do Distrito 1830 ter enviado um grupo de intercambiados pelo IGE (Intercâmbio de Grupos de Estudos) ao Distrito 4420 no primeiro semestre desse ano, que lhes proporcionou a oportunidade de conhecer a eficiência do trabalho dos clubes do Distrito 4420. O Distrito alemão já havia sido parceiro do RCSP Anchieta em projeto de Subsídios anterior, e o bom relacionamento mantido entre ambos proporcionou uma nova parceria. Tiveram ainda papel de destaque para a concretização os presidentes das Comissões Distritais da Fundação Rotária (membros da equipe da Fundação Rotária encarregados pelo contato com os Distritos).
Os Projetos de Subsídios Distritais são projetos com valor a partir de 30.000 dólares e que recebem recursos da Fundação Rotária, do clube que está realizando o projeto e de um clube ou Distrito no exterior. Os projetos devem atender a diversos requisitos, como sustentabilidade e relação com uma das ênfases propostas pelo Rotary International e pela Fundação Rotária.
(foto ilustrativa)