Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Rotary Kids

O que é 
 
O Rotary Kids é um clube para crianças até 12 anos com estrutura semelhante a um Interact ou Rotaract, ou até mesmo a um Rotary Club. Tem presidente, secretário, tesoureiro, diretores... Seu objetivo é integrar as crianças nos princípios rotários, dando-lhes atividades que trazem ensinamentos, ajudam a comunidade e ainda proporcionam diversão. 
 
Origem 
 
Sua origem vem de 1996 quando o EGD Samir Khoury, do Distrito 4420, em uma festiva do clube que presidia, o RC SP Saúde, teve a ideia de organizar nessa estrutura as crianças que participavam do evento, atribuindo-lhes algumas funções - nascia ali o Rotary Kids, naquele momento usando o nome KidsAct. Alguns anos depois, quando Samir era Governador, ocorreram as primeiras fundações formais utilizando Rotary Kids - o RK de Diadema, de Ribeirão Pires, Peruíbe, SP Independência, etc. Somos o berço desse importante programa e hoje temos 12 Rotary Kids atuantes no Distrito 4420 e alguns outros em processo de formação. São muitos já em funcionamento no Brasil e no mundo. 
 

Fundação do Primeiro Rotary Kids
Oficialização 
 
O Rotary Kids ainda não é um programa oficial de RI, como são o Interact e o Rotaract, e assim não são controlados de forma centralizada. Mas durante debates realizados no Conselho de Legislação de 2013 o Rotary International liberou para que clubes e Distritos administrassem o programa por conta própria, incluindo a definição de regras e nomes (RotaryKids, RotaKids, KidsAct).  
 
Benefícios 
 
São vários os motivos para um clube fundar um Rotary Kids. O clube ganha com a integração das famílias, pois junto com as crianças vem os cônjuges, que muitas vezes passam a freqüentar as reuniões. Também aproxima sócios eventualmente mais afastados, que retornam junto com as crianças. Seus projetos ganham com a participação dos pequenos, que apesar do tamanho e da idade trabalham de verdade. E pode ganhar novos sócios, pois muitos dos kidianos são amigos dos filhos e netos de rotarianos, que trazem seus pais, que acabam conhecendo Rotary e se interessando. Sem contar que abrem caminho ou passam a prover novos sócios para o Interact do clube, conforme as crianças vão crescendo. 
 
Mas as crianças também têm muitos benefícios com sua participação. Aprendem a trabalhar em equipe, dividir e organizar tarefas, a ter noções de hierarquia e a valorizar as diferenças e capacidades de cada indivíduo. As crianças, em geral originárias de classes mais privilegiadas da população, têm através dos projetos contato com outras crianças e pessoas menos favorecidas, passando a conhecer melhor o mundo real que há ao redor, valorizando o que têm e desenvolvendo a sensibilidade para ajudar a quem precisa. Também proporciona noções de ética e cidadania, através dos princípios rotários, e ainda desenvolve habilidades, como falar em público ou participar de eventos sociais. E, claro, tem diversão, pois as atividades são sempre de forma que sejam agradáveis e motivadoras, inclusive se intercalando programas de companheirismo aos projetos feitos pelo grupo. 
 
 
Projetos 
 
Há muitos tipos de projetos onde os kidianos podem participar. Desde eventos beneficentes dos clubes, onde podem ter funções de auxílio, até arrecadação de itens para posterior doação a entidades - brinquedos ou livros podem ser exemplos típicos. Participam de atividades ecológicas, como passeios com o tema, projetos de reciclagem ou plantio de árvores, e podem prestar atividades educativas levando algum ensinamento a comunidades. Recentemente alguns Rotary Kids tem se integrado com sucesso ao Projeto Leitores de Luz, provendo leitura de textos para idosos. Atividades cívicas também são efetuadas. E, claro, passeios de companheirismo também são fundamentais, para garantir a empolgação - geralmente visitas a museus e passeios culturais são realizados pelo grupo.  
 
Fundação 
 
A fundação de um Rotary Kids é um processo simples, começando com a organização de um grupo de crianças, que podem ser filhos e netos de rotarianos, e também seus amigos, mesmo sem relação de parentesco com rotarianos. Alguns rotarianos do clube formam uma comissão para acompanhar os kidianos, preparam um estatuto e auxiliam as crianças na eleição do conselho diretor, em geral composto pelos mais velhos e já mais integrados ao clube. Uma festiva normalmente marca o evento de fundação. Opcionalmente podem criar um logotipo, constituir uma bandeira, ou uma camiseta para identificar o grupo. 
 
No Distrito 4420 os clubes devem encaminhar a proposta de fundação ao Governador do Distrito e ao Presidente da Comissão Pró-Juventude para que recebam a orientação e regulamentos para o novo clube. 
 
 
Funcionamento 
 
As reuniões podem ser quinzenais, mensais ou como o grupo preferir, sem que sejam excessivas para se ajustarem à agenda de seus pais e não sobrecarregarem as crianças. Ocorrem tipicamente na casa de um dos integrantes, o que acaba se tornando mais um evento de companheirismo para o próprio Rotary clube. Nessas reuniões se fortalece o grupo e define-se os projetos e ações dos kidianos. 
 
Podemos afirmar que o Rotary Kids é literalmente o futuro do Rotary!