Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC Santos Vila Belmiro recebe visita oficial do governador

01/11/2017


RC Santos Vila Belmiro

Na tarde do dia 1 de novembro, o Rotary Club Santos Vila Belmiro recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada na Câmara Municipal, em Santos. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos. 
 
O governador foi conhecer um dos projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na instituição Cruzada das Senhoras Católicas. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 13, Antônio Henrique Medeiros Duarte, acompanhado pelo presidente do clube, Edson Menezes e sua esposa Iracema Aguiar Menezes, a diretora da entidade, Angélica Bichiarov, alguns associados e equipe rotária.  
 
Cruzada das Senhoras Católicas 
 
A cruzada das Senhoras Católicas é uma Instituição filantrópica sem fins lucrativos, conveniada com a Prefeitura de Santos (repasses da SEDUC, SEAS, SEMES e Governo de São Paulo, em casos pontuais e/ou recorrentes), além de parceiros, que prestam serviços gratuitos e de caráter permanente na área da ação social, principalmente no amparo à criança. É realizada Educação Infantil e Integrada Complementar, em período integral, além de desenvolver apoio pedagógico, didático, nutricional e lazer aos assistidos.  
 
Com mais de 80 anos de serviços sociais prestados de forma voluntária à sociedade carente da cidade de Santos, a entidade, mantenedora do Centro Social e Educacional “Creche Cantinho Alegre”, é um dos projetos de apadrinhamento Rotary Club de Santos Vila Belmiro. Por meio de Subsídio Distrital, o clube já fez a doação de armários, estantes, macas, mesas de papinha e escolar, brinquedos, brinquedoteca, etc.  
 
No local, crianças, jovens e adultos recebem assistência social, familiar, educacional e capacitação profissional. A casa atende crianças e jovens de quatro meses a 17 anos. Atualmente 307 pessoas estão inscritas na associação. São ministradas aulas de informática, música e judô, as crianças fizeram uma demonstração da modalidade ao casal governador. Também é oferecido um curso profissionalizante de panificação, o “Pão de cada dia”, destinado às pessoas de 18 a 70 anos. Este ano, os alunos do curso foram os vencedores do concurso “Volkswagen na comunidade”. Mais de 1.200 projetos foram inscritos em todo país. Com o prêmio, a entidade recebeu R$ 40 mil reais. O valor será usado na aquisição de novos equipamentos e materiais, aperfeiçoando o trabalho desenvolvido pelos alunos.  
 
A instituição se mantem com o trabalho de voluntários e organizações parceiras, ambos com o ideal de preparar as crianças para um futuro melhor. Ao longo do ano são realizados bazares, festas e caminhadas beneficentes para complementar a renda.  
 
Após conhecer todas as instalações da entidade, a equipe foi agraciada por uma apresentação musical. Regidos pelo professor Edir Dias Júnior, cinco alunos que fazem parte do projeto Promuvi, apresentaram músicas populares por meio da flauta e da percussão.  
 
Para finalizar a visita, o governador e o presidente realizaram o plantio de uma Acácia em frente à creche. Em seguida, eles realizaram uma breve reunião, enquanto, Antônio Henrique Medeiros, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Assembleia 
 
A equipe distrital retornou à Câmara Municipal, onde foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
Edson Menezes fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Ele pediu aos presentes uma saudação especial em homenagem ao 10º aniversário do clube. 
 
Em seguida, pediu que o companheiro Marcelo Benedito ocupasse a tribuna. Ele leu uma mensagem e em forma de agradecimento entregou um certificado aos parceiros patrocinadores, que participaram da 10º caminhada Rotary. Alexandre Ehemberger, companheiro do RC Porto, representando a empresa Age Tecnology, Aécio, representando o companheiro Luiz Fernando Esaú, da Crismed, Edson Menezes, representando a Recorpel Rolamentos, Jorge Tadeu Rojas, representando a Home Life, Antônio Taveira, representando a Via Art Produções e João Luiz Zanethi, representando Zanethi Advogados Associados.  
 
Atualmente o RC Santos Vila Belmiro conta com quatro empresas cidadãs: Action Vistorias e Inspeções, Logports, Recorpel Rolamentos e RGB Comunicação Visual, representada pelo companheiro Marcelo Cruz e equipe, receberam um certificado em forma de agradecimento das mãos do governador.  
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele parabenizou o projeto visitado, em especial o curso de panificação realizado na instituição, agradeceu à apresentação de flauta que os jovens fizeram na tarde maravilhosa que passou ao lado de todos. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parceria com uma entidade beneficente sólida”.  
 
Homenagens 
 
Eduardo Nocetti Holms foi homenageado como o profissional do ano. Ele recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, uma placa em forma de reconhecimento e agradecimento por sua competência e dedicação ao longo de sua trajetória profissional.  
 
Os companheiros Laurindo Teixeira Tasso, Renato de Jesus, Rolnei Souza, Edson Menezes e as rotaractianas Amanda e Camila Menezes, receberam o Título Companheiro Paul Harris, recebendo do governador um pin de Safira. O reconhecimento homenageia pessoas que contribuíram mais de US$1.000 à Fundação Rotária, ou que tiveram doações neste valor feitas em seu nome. O título foi criado em 1957 para demonstrar apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como Bolsas Educacionais. 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 241 fotos