Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Quarto dia da Convenção Internacional

09/06/2015


O último dia da Convenção Internacional começou com a quarta plenária pela manhã, aberta com show musical de rotarianos. O Secretário Geral do RI John Hewko apresentou dados atualizados do Rotary International. Mostrou que a adesão de clubes à Rotary Club Central já está em 43%, falou da excelente avaliação da Fundação Rotária como uma das top3% entidades mundiais de serviços humanitários em termos de desempenho, mencionou a adesão de clubes e distritos ao Plano de Estratégico, e apresentou novidades, como o novo sistema de invoices (notas fiscais e cobrança) para clubes, e no novo programa de recompensas para rotarianos. Também comentou sobre o significativo crescimento obtido neste ano rotário, com mais de 47.000 novos membros (crescimento líquido). 
 
Em seguida John Hewko e o Presidente do Rotary International Gary Huang apresentaram os candidatos a cargos como Governadores de Distrito, Diretores e o Presidente de RI para 2016-2017 para que tivessem suas indicações ratificadas, o que ocorreu por aclamação pelos delegados presentes. Terminada a ratificação dos eleitos para 2016-2017, o Presidente Indicado para 2016-2017 John Germ, acompanhado de sua esposa Judy, fez seu pronunciamento. 
 
O comitê organizador da Convenção Internacional de 2016 em Seoul, representado por Ian Riseley e Kazuhiko Ozawa, se apresentou e mostrou aspectos da cultura coreana, e de sua capital Seoul, que sediará a próxima Convenção, destacando sua modernidade. 
 
Rosalia Arteaga Serrano, que foi Presidente do Equador, e é presidente do Conselho Consultivo da Fundação para a Integração e Desenvolvimento da América Latina (FIDAL), fez sua apresentação. Foi seguida por Jorge Chediek, representante da ONU no Brasil, que representou o Secretário Geral da ONU para a Convenção, em mensagem onde destacou a importância dos serviços humanitários do Rotary para o mundo e sua parceria com a Organização das Nações Unidas. 
 
Mais uma criança fez sucesso nesta Convenção. Esta foi a vez de Isabella Field, britânica, que apresentou seus projetos sociais. Isabella perdeu uma irmã ainda muito jovem, e fez da perda a motivação para obtenção de colaborações para projetos sociais, e alcançou tal êxito que foi laureada com o prêmio Young Citizen Award, oferecido pelo RIBI – o Rotary International britânico. Seu pronunciamento encantou e emocionou a todos os presentes. 
 
Apresentaram-se ainda intercambistas que tiveram suas vidas transformadas pelo programa. Uma intercambista deficiente visual, que pode disfrutar do programa no Canadá e que hoje trabalha em relações internacionais, e um jovem que de origem humilde mas talentoso ao violino pode estudar música na Alemanha e hoje é professor e músico com passagens de destaque pela música internacional. A sessão foi encerrada com o jovem tocando junto com uma orquestra de cordas, em um som de empolgou a todos os presentes. 
 
Ao término da plenária, o dia foi de confraternização na Casa da Amizade, e de participação nos diversos workshops que foram realizados, até o momento da plenária de encerramento, ocorrida no final da tarde. 
 
 
Veja abaixo a galeria de fotos da quarta plenária e fotos na Casa da Amizade: