DEFINIÇÃO
Trata-se de um projeto que visa desenvolver nas crianças o amor pela leitura e a solidariedade.
COMO SURGIU?
Ele foi desenvolvido na escola Cavalinho Branco & Jucaris Faria da cidade de Santo André por Thais Faria Coelho, associada do Rotary Club de Santo André Alvorada.
NO QUE CONSISTE?
Basicamente, crianças do ensino fundamental são levadas as entidades para lerem textos selecionados.
QUAL A PARTICIPAÇÃO DOS ROTARY CLUBS?
Em um primeiro momento, os clubes deverão identificar em sua comunidade as entidades que poderão receber os jovens, tais como, asilos, orfanatos, hospitas, escolas para portadores de necessidades especiais, etc. Na seqüência, as crianças serão selecionadas, a data da visita agendada e o transporte providenciado.
COMO AS PESSOAS QUE OUVIREM A LEITURA SERÃO BENEFICIADAS?
Pessoas fragilizadas e longe dos familiares sentem-se amparadas e reagem melhor aos tratamentos quando recebem atenção.
COMO AS CRIANÇAS QUE FARÃO AS LEITURAS SERÃO BENEFICIADAS?
Segundo Doman, ler é uma função cerebral, não uma matéria a ser aprendida apenas na escola. Quanto mais cedo uma criança aprende a ler, mais capaz e inteligente ela será em toda a sua vida. Segundo Chalita, a solidariedade e a cidadania se constroem necessariamente por um caminho de convivência, de conhecimento do mundo e de interação. Acima de tudo, a habilidade social se constrói pelo respeito e equilíbrio, fundamentais para o convívio humano. Constrói-se também pelo trabalho em equipe, pela colaboração, pela cumplicidade e pelo afeto.
A LEITURA É REALMENTE IMPORTANTE PARA A CRIANÇA?
Se, por alguma razão a criança só pudesse aprender uma coisa, essa deveria ser a leitura, pois ela é a base de todo aprendizado.
COMO OS TEXTOS SÃO SELECIONADOS?
Os autores são escolhidos de acordo com a faixa etária e as condições emocionais e mentais das pessoas das instituições visitadas. A escolha dos autores segue o planejamento escolar e leva em consideração a opinião dos alunos. As crianças pesquisam a vida, as obras e as curiosidades de cada autor e selecionam poesias, contos ou prosa.
AS CRIANÇAS RECEBEM TREINAMENTO?
Sim, elas treinam a leitura em pequenos grupos e somente após sentirem-se seguras fazem a visita.
COMO OS ROTARY CLUBS E OS ROTARIANOS SERÃO BENEFICIADOS?
O projeto Leitores de Luz é um exercício de cidadania e solidariedade. Como preconizado em Rotary, o companheirismo será valorizado e a imagem pública desenvolvida.
O PROJETO JÁ TEVE DESTAQUE NA TV?
Sim. Foi apresentado no programa Ação da Rede Globo de Televisão. Para assistí-lo utilize o endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=Sn0oCnb_-14
O PROJETO FOI DESTAQUE MUNDIAL?
Sim. Foi apresentado no Fórum Mundial de Educação realizado em 2005 na cidade de São Paulo.
HAVERÁ REMUNERAÇÃO PARA AS PESSOAS QUE PARTICIPAREM DO PROJETO?
Não, pois todos serão voluntários.
QUANTAS PESSOAS JÁ FORAM ATENDIDAS PELO PROJETO?
Os Leitores de Luz, já leram para mais de 8000 idosos em asilos, 2900 crianças com deficiências físicas e mentais em escolas especiais e para mais de 1200 crianças com idade de 2 a 12 anos em creches e orfanatos.
QUANTO O ROTARY CLUB DEVERÁ INVESTIR?
Apenas o custo com as cópias dos textos que serão fornecidos e o transporte das crianças.
OS CLUBES QUE PARTICIPAREM SERÃO HOMENAGEADOS?
Sim. Na Conferência Distrital 2011-2012 será lançado um livro. Além de descrever o projeto Leitores de Luz, o livro reconhecerá os clubes através de testemunhos, comentários e fotos.
COMO ENTRAR EM CONTATO COM A IDEALIZADORA E COORDENADORA DISTRITAL DO PROJETO?
Thais Faria Coelho – thaisfaria@hotmail.com – (11) 8129.5768
HAVERÁ PLANTÃO DE DÚVIDAS ANTES E DURANTE O PROJETO?
Sim. Ligue grátis para 0800 0192882.