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Atenção! Esta é a versão 2012-2013 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

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Menção Presidencial

2012-2013

 
A Menção Presidencial prestigia Rotary Clubs que realizaram um conjunto de atividades que os ajudaram a se tornar mais fortes, servir de forma mais eficaz e melhorar sua imagem pública. Ao se qualificar à Menção Presidencial, o clube contribui às metas organizacionais do Rotary e multiplica o impacto do seu trabalho através do esforço coletivo dos 34.000 Rotary Clubs em todo o mundo. 
 
 

Procedimento

 
Os clubes devem preencher o formulário [BAIXE AQUI - PDF], a fim de avaliar suas realizações neste ano. Para se qualificar à Menção, os clubes devem cumprir o desafio do presidente, realizar uma das atividades obrigatórias, além de um mínimo de três atividades adicionais em cada uma das categorias listadas. Todas as atividades devem ser concluídas entre 1° de julho de 2012 e 31 de março de 2013. 
 
O formulário deve ser entregue ao governador de distrito até 31 de março. Formulários enviados ao Rotary International não serão processados. 
 
Os governadores devem informar os nomes dos clubes qualificados através do Portal do Associado até 15 de abril de 2013
 
 

I - Desafio do presidente

 
Obrigatório: 
 
  • O presidente do RI, Sakuji Tanaka, desafia os Rotary Clubs a participar de projetos humanitários e outras atividades voltadas à paz. 
     
     

    II - Fortalecimento do clube

     
    Atividade obrigatória: 
     
  • Adotar um plano estratégico de três anos para o clube estipulando metas anuais e de longo prazo ou registrar progresso no alcance de metas anuais estabelecidas pelo clube para este ano rotário. 
     
    Atividades adicionais (mínimo 3): 
     
  • Realizar uma avaliação ou atividade para estabelecervisão do clube e iniciar mudanças (nas estruturas de comissão, horários das reuniões, procedimentos, etc.) com base no feedback e resultados obtidos. 
     
  • Realizar uma nova iniciativa para atrair e reter associados, e registrar um aumento real de pelo menos um associado entre 1° de julho e 1° de março. 
     
  • Fazer uma análise do motivo que levam os associados a deixar o clube, e criar um plano de ação para manter uma taxa de retenção de pelo menos 85%. 
     
  • Incentivar o envolvimento dos associados, assegurando que cada um deles participe de pelo menos uma atividade de prestação de serviços e uma atividade social do clube. 
     
  • Aumentar a diversidade do clube recrutando pelo menos dois novos rotarianos que pertençam a um grupo demográfico (sexo, faixa etária, profissão, etnia, etc.) que não esteja devidamente representado no clube. 
     
  • Iniciar um programa de boas-vindas e de orientação para novos associados. 
     
  • Iniciar um programa para estabelecer contato com pessoas que participaram de programa do clube ou recrutar pelo menos um alumni de até 40 anos que tenha participado de programa do RI ou da Fundação Rotária. 
     
  • Adotar um programa para desenvolvimento de liderança de todos os associados ou assegurar que seja atribuído um papel específico para cada associado do clube, seja em uma posição de liderança ou como membro de comissão, subcomissão ou projeto. 
     
     

    III - Prestação de serviços

     
    Atividades requeridas: 
     
  • Participar de um projeto sustentável relacionado a pelo menos uma das áreas de enfoque do Rotary: 
         - Paz e prevenção/resolução de conflitos 
         - Prevenção e tratamento de doenças 
         - Recursos hídricos e saneamento 
         - Saúde materno-infantil 
         - Educação básica e alfabetização 
         - Desenvolvimento econômico e comunitário 
     
    Atividades adicionais (mínimo 3): 
     
  • Apoiar atividades de erradicação da pólio através da conscientização pública ou iniciativa para angariação de fundos na comunidade. 
     
  • Obter 100% de participação nas doações ao Fundo Anual para Programas (todos os associados devem contribuir pessoalmente com alguma quantia). 
     
  • Obter um mínimo de US$100 de doação ao Fundo Anual para Programas de cada associado do clube. 
     
  • Conduzir levantamento sobre as necessidades da comunidade que sirva de guia à realização de projetos locais de prestação de serviços que envolva associados do clube que participam ativamente de projetos. 
     
  • Apoiar os Programas Novas Gerações, atingindo um dos seguintes objetivos: 
         - Patrocinar um novo Rotaract ou Interact Club ou apoiar ativamente um desses clubes já existentes. 
         - Escolher rotarianos para serem mentores de rotaractianos. 
         - Desenvolver um projeto em conjunto com um Interact ou Rotaract Club. 
         - Patrocinar um participante de um evento RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil). 
         - Convidar ex-participantes de programas do RI e da Fundação (alumni) para fazer palestras em reuniões semanais. 
         - Organizar um evento para alumni de programas do RI e da Fundação para que estabeleçam contato.  
         - Patrocinar ou receber pelo menos um estudante do Intercâmbio de Jovens, beneficiário de Bolsa Educacional ou Bolsista Rotary pela Paz. 
         - Auxiliar outro clube em como patrocinar ou receber um estudante do Intercâmbio de Jovens, beneficiário de Bolsa Educacional ou Bolsista Rotary pela Paz. 
     
  • Colaborar com uma organização local em pelo menos um projeto para beneficiar a comunidade. 
     
  • Envolver familiares de rotarianos, e também não rotarianos, em um projeto humanitário. 
     
  • Patrocinar um novo Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) ou apoiar um já existente. 
     
  • Trabalhar com um Rotary Club em outro país em um projeto internacional como anfitrião ou patrocinador do projeto. 
     
     

    IV - Projeção da imagem pública

     
    Atividade obrigatória: 
     
  • Conduzir uma campanha de imagem pública para divulgar o Rotary e seu trabalho através dos anúncios das campanhas Humanidade em Ação e Falta Só Isto. 
     
    Atividades adicionais (mínimo 3): 
     
  • Ter um profissional de Relações Públicas para revisar os materiais promocionais e de divulgação do clube para garantir que eles sejam atraentes e relevantes para o público em geral. 
     
  • Garantir a cobertura da mídia em projeto humanitário do clube que seja dinâmico. 
     
  • Criar ou aprimorar o website para que ele se torne mais atraente ao público em geral. 
     
  • Iniciar um boletim eletrônico e divulgá-lo a não rotarianos e na mídia local. 
     
  • Utilizar sites de rede social para divulgar atividades do clube, promover a imagem pública e recrutar associados potenciais. 
     
  • Enfatizar os serviços profissionais realizando pelo menos uma das seguintes atividades: 
         - Lançar um programa de aconselhamento ou treinamento profissional, convidando não rotarianos a participar. 
         - Organizar um grupo de discussão ou workshop sobre altos padrões éticos no local de trabalho, convidando líderes empresariais não rotarianos a participar. 
         - Organizar pelo menos um evento para estabelecimento de contatos profissionais, para que os associados conheçam outros profissionais locais e os apresentem ao Rotary.  
         - Patrocinar um workshop para os jovens visitarem os locais de trabalho dos rotarianos e aprenderem sobre diferentes carreiras. 
     
  • Realizar pelo menos um evento social, de networking ou de colaboração aberto ao público, aproveitando a oportunidade para apresentar o Rotary a não rotarianos. 
     
  • Definir a atividade de destaque do seu clube, que é aquela pela qual que você gostaria que seu clube se tornasse conhecido, e promova esta atividade ao público. 
     
     
     
    BAIXE AQUI O FORMULÁRIO 
     
     
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