Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA - "Rotary Youth Leadership Awards") são programas intensivos de treinamento para jovens de 14 a 30 anos. Os jovens selecionados participam de evento (seminário em imersão ou workshop) organizado pelos rotarianos do distrito.
Oficialmente adotado pelo Rotary International (RI) em 1971, o programa RYLA permite que jovens discutam questões relacionadas a responsabilidade profissional e relações humanas, incrementem suas habilidades de liderança e comunicação, aprendam sobre empresas ou instituições, e conheçam rotarianos, ao mesmo tempo em que se divertem e fazem novos amigos. Para os membros das Novas Gerações, RYLA oferece a oportunidade de aperfeiçoar habilidades e explorar temas pertinentes com outros jovens e pessoas mais velhas. Para os rotarianos, RYLA oferece a oportunidade de desenvolver líderes, compartilhar seu know-how e unir as gerações.
Todos os eventos RYLA têm os seguintes objetivos:
- Capacitar os jovens selecionados a desempenhar um papel de liderança de maneira responsável e eficaz;
- Encorajar a liderança contínua e sólida de jovens por outros jovens;
- Homenagear publicamente jovens que prestam serviços às respectivas comunidades atuando como líderes;
- Desenvolver o potencial de liderança dos participantes, oferecendo-lhes oportunidades para aperfeiçoar e praticar suas habilidades;
- Incentivar os participantes a desenvolver os próprios talentos e habilidades;
- Lembrar os participantes de que têm responsabilidades para com a comunidade e o mundo;
- Detectar elementos éticos de liderança positiva;
- Demonstrar a importância da comunicação no exercício da liderança;
- Prática na resolução de problemas e conflitos;
- O propósito do Rotary e seus serviços à comunidade;
- Fortalecimento da auto-estima;
- Elementos da cidadania em nível comunitário e global – voluntariado e solidariedade.
RYLA I - 2011-2012 Para o Ryla 2011-2012 a idéia é dar continuidade à evolução do programa realizado há anos no distrito, sempre atualizado pelas diretrizes de RI, tendências locais, anseios e perspectivas colhidas junto aos próprios ex-participantes, aproveitando-se a experiência acumulada e propiciando treinamento aos futuros líderes distritais ligados aos programas Novas Gerações.
Nesta linha de pensamento, desmembramos os treinamentos aos jovens por faixa etária (14 a 17 anos num único dia – Ryla I ) e 18 a 30 anos (com imersão em alojamento – Ryla II), considerando-se a visão global diferente entre estas faixas etárias, além da responsabilidade quanto ao alojamento de menores de idade.
Para os mais jovens, na faixa etária de 14 a 17 anos, por questões de facilidade de deslocamento, realizaremos em Santo André sendo que para os jovens da Baixada Santista será estudada a possibilidade de disponibilização de condução (ônibus ou vans), dependendo do volume de inscrições.
Tratando-se de um prêmio, a ser outorgado pelos clubes a jovens de reconhecido destaque e potencial de realização pessoal e profissional, não é incentivada a participação anual sucessiva nos programas, pois o conteúdo do programa em si não sofre grandes modificações, exceção àqueles que mudem de faixa etária.
E justamente por tratar de um PRÊMIO DE LIDERANÇA JUVENIL, assim deverão os clubes tratarem o assunto, contemplando-se na verdade os jovens com a possibilidade de sua participação.
O grande diferencial deste programa é a participação interativa dos jovens, a exemplo dos eventos realizados nos últimos treis anos, pois a capacidade de absorção das informações na prática é potencialmente maior do que durante palestras e apresentações; portanto os participantes assistirão a apresentações e na sequência farão trabalhos interativos com correlação aos assuntos apresentados.