Companheirismo e Homenagem Profissional
24/01/2019
RC Santo André
Na reunião do dia 24 de janeiro, tivemos a homenagem profissional a Zoilo de Souza Assis, Contador, Administrador de empresas e Advogado.
Admirado e exemplo de profissional, Zoilo, dentro de suas atividades comunitárias foi fundador da APAE Santo André, do Lions Clube de Santo André, da FAISA - Fundação de Assistência à Infância de Santo André e da FEASA - Federação das Entidades Assistenciais de Santo André.
Amigos e familiares, de Zoilo estiveram presentes ao lado de vários amigos do Rotary Club de Santo André prestigiando-o nesta noite de companheirismo e reconhecimento.
O companheiro Octavio Vallejo, expressou a justa homenagem á Zoilo de Souza Assis “Obrigado Presidente Claudio pelo presente que me deu em poder falar para o Amigo Zoilo.
Não se escreve o presente sem a história do passado.
Já há algum tempo o Rotary Club Santo André instituiu a homenagem ao empresário do ano. Este ano, a outorga será ao amigo de todos nós – Zoilo de Souza Assis, que soube, apesar dos múltiplos ofícios, fazer a diferença - arrumando tempo para bem se dedicar à comunidade que escolheu para viver.
Caros amigos – Zoilo foi a primeira pessoa que conheci quando aqui em Santo André “aportei” em fins de 1962, faz 56 para 57 anos. Digo aportei porque sou de Santos e a gente não chega, santista aporta tal qual um navio”.
E vejam, o nosso Fernando G L, não havia sequer nascido ainda....
O seu escritório ficava na Senador Flaquer – recordo que tinha um sócio o Sr. Castor – e foi lá que me apresentou uma pessoa maravilhosa que se tornou o pediatra dos meus filhos, o Hélio da Mata Souza.
Neste longo tempo, travamos um conhecimento mútuo, uma amizade que vem galgando degrau por degrau, fomos sócios na Sandrecar.
Você, Zoilo, foi quem escolheu e trouxe o nome entre uma dezena deles – auditor – conselheiro – confidente até hoje dos dois lados – amigo – amigo para sempre e um irmão de coração.
Por falar em irmão, para aqueles mais novos no clube e que não sabem, o Zoilo tem um irmão – José Maria Souza Assis, que foi nosso companheiro e presidiu este Rotary em 78/79.
Zoilo, nascido nas Minas Gerais, em 1927 – hoje com 92 anos -, veio ao mundo em uma fazenda no Arraial de Macaia, município de Bom Sucesso. Porém adotou, o que todos pensam ser o seu nascedouro, Lavras. Mas, é seu berço de estudos (ginásio).
Vindo para São Paulo, morou em pensões, foi datilógrafo, até se formar na Alvares Penteado como contador, na época ficava no Largo São Francisco, e depois fez Administração na Faculdade G.V., prestou concurso no BB com 1200 candidatos, passaram apenas 19 e ele foi um deles. Verificou que no BB não tinha futuro – já era um empreendedor e nem havia se dado conta. Foi nessa época que abriu um escritório de contabilidade e, em 1952, pegou um trem e veio para Santo André onde se estabeleceu.
Casou com Ivete, com quem teve 5 filhos: Zoilo Júnior, Adriano, Fernando, Luciana e Eduardo.
Ficou viúvo e casou-se com Maria Clara, que nos dá a honra e alegria da presença.
Formado em Contabilidade – Administração de Empresas e Advocacia, este último já com os filhos crescidos.
Faço uma pausa para que vocês conheçam este meu amigo, já entrando na casa dos 80 anos, ou seja, há pouco tempo. Liguei a ele, pretendíamos marcar um encontro para conversarmos e ele disse: Não posso, tenho lição de casa. Eu retruquei: deixa para o Júnior trabalhar, não leve serviço para casa, respondendo-me: Estou fazendo curso de italiano na Sociedade Italiana, tenho lição.
Bem – bem amigos agora vem a parte mais difícil, porém linda: falar do seu currículo, entre atividade profissional - a de seu interesse da comunidade classista – jornalística – e atividades atuais – honrarias recebidas. Tudo somado reúne 127 itens.
Fiquem tranquilos, não vou citar todas – combinei com o Presidente Claudio que sairá no Companheirinho da próxima semana, mas confesso que é difícil a escolha, todas são importantes!
- “O Sindicato dos Contabilistas de Santo André, criou a medalha ZOILO DE SOUZA ASSIS, para o contabilista de destaque no ano. O primeiro a receber referente o ano de 2018 foi o Sr. Ario Borges Nunes”.
- Fundador da ATLANTA CONTÁBIL LTDA., com sede em santo André;
- Fundador da Bartira Gráfica e Editora S/A, com sede em S.B.Campo;
- Fundador da Souza Assis Sociedade de Advogados, com sede em Santo André;
- Foi diretor da Cia. Telefônica da Borda do Campo;
- Sócio da Sandrecar
- Membro fundador e foi Diretor da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo André;
- Membro fundador e foi Presidente do Lions Clube de Santo André – Centro;
- Membro fundador e foi Presidente do Conselho Deliberativo do Tênis Clube de Santo André;
- Membro fundador e foi Curador da FAISA – Fundação de Assistência à Infância de Santo André;
- Membro fundador e foi o 1º Presidente da FEASA – Federação das Entidades Assistenciais de Santo André;
- Membro fundador e foi Conselheiro do Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André;
- Membro fundador e foi Diretor do Clube dos 21 Irmãos Amigos de Santo André;
- Foi Curador da Fundação ABC, mantenedora da Faculdade de Medicina;
- Foi Curador da Fundação Santo André, mantenedora das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André e da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André;
- Foi Secretário, Vice-Presidente e Presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André;
- Foi Assessor (não remunerado) dos Prefeitos de Santo André: Silveira Sampaio, Fioravante Zampol e Lauro Gomes;
Foi Membro do Conselho de Desenvolvimento de Santo André
- Foi Membro da Comissão do Plano Diretor de Santo André;
- Membro permanente da Feira da fraternidade, cuja arrecadação era destinada à FEASA – Federação das Entidades Assistenciais de Santo André.
Como bom mineiro é hábil negociador, jamais eu o vi erguer a voz mesmo em situações adversas. Justo nas suas decisões, como dirigente procede de conformidade com os ditames de Steve Jobs: “o líder que quiser agradar a todos não é líder”.
Sempre Zoilo soube se impor em momentos difíceis – com gentileza, firmeza e sem perder a ternura.
Assim sendo, essa é mais do que uma justa homenagem, é também a celebração de quase um século de empreendedorismo, de coragem, de vontade e de espírito de comunidade.
Zoilo transcende o tempo e os anos porque é um exemplo para toda e qualquer geração. Nos dias atuais, especialmente! Ele é prova de que vale a pena ser como ele sempre foi: estudioso, empreendedor, companheiro e um grande amigo. Além de tudo, essas suas características trazem longevidade!
Por fim, queria apenas registrar que estamos aqui, hoje, para ampliar as citações de currículo, entregando o item 128 com muito orgulho, carinho e respeito!
Parabéns amigo Zoilo!