Palestra - Suicídio por uma abordagem neurocientífica
27/09/2018
RC Cubatão Jardim Casqueiro
Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.
Durante todo o mês de setembro, é comum ver espaços públicos e privados decorados e/ou iluminados com a cor amarela. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Em apoio a campanha o Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro promoveu no dia 27 de setembro a palestra com o Dr. Helvecio Guasti Junior, Hipnoterapeuta especializado em Hipnose Clínica , que falou sobre o tema Suicídio por uma abordagem neurocientífica: Causas e prevenção.
Durante a apresentação foram abordados os aspectos neurofisiológicos de alguns distúrbios mentais e apresentado formas de como tratar essas doenças e preservar ao máximo a vida humana.
O Brasil é o 8º país em números absolutos de suicídio no mundo, e a cada 45 minutos uma pessoa tira sua própria vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que mais de 90 dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais, entre eles a dependência de álcool/drogas e a depressão. Globalmente, o suicídio já representa a segunda principal causa de mortes entre jovens entre 15 a 29 anos. E este público é mais suscetível ao alto consumo de álcool. Contudo, o cenário pode ser revertido. Daí a importância de falar e debater sobre o tema ser cada vez maior.