Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

Companheiros do Rotary de SP Saúde e História do Clube

05/08/2018


RC São Paulo Saúde

Durante meados do século passado já despontavam importantes instituições nesta promissora região paulistana, prenunciando o potencial de grandeza e progresso que não tardaria a aflorar. A região estruturava-se gradativamente como elo de ligação dos mercadores e imigrantes, indo ou vindo do Caminho do Mar. Habitada por dezenas de chacareiros e famílias de outros bairros que procuravam o clima mais saudável e o ar puro deste planalto de árvores frondosas. Naquele período surgiam entidades pioneiras, como Sociedades Amigos do Jardim da Saúde (1945, a mais antiga da cidade), a de V. Gumercindo (1952), V. Moraes (1965), também o Grupo Escoteiro Tuiuguê (1961), Associação Cultural e Esportiva Saúde (1967) e outras que foram adicionando grande potencial à região. 
Após 1980, em função do dinamismo dos moradores, houve uma modernização nas empresas e instituições do bairro, sobretudo com a fundação do Clube de Lojistas do Jd. da Saúde (1983) e a construção do Templo Maçônico Tiradentes (1984), despertando um grande impulso às atividades coletivas e provocando uma busca aos serviços comunitários já latentes naquele progresso irrefutável. 
Em 1986, a área abrigava dois territórios rotários: do RCSP-Ipiranga e do RCSP-Sudeste. A este foi dada pelo então Governador do Distrito 461, José de Faria Granja, a incumbência de viabilizar um novo clube que já emergia através das concorridas reuniões entre os líderes das associações existentes, coordenadas por um jovem empresário, Samir Nakhle Khoury, presidente da maioria delas. Na mesma época, entre os sócios do RCSP-Ipiranga, havia dois companheiros que iam juntos ao clube, eram Nakhle Bassil Khoury, pai do Samir e primeiro comerciante estabelecido no Jd. da Saúde, com seu amigo e administrador de empresas Antônio Carlos de Campos. No entanto, por motivos profissionais, ambos ficaram impossibilitados de ir toda 2ªfeira e procuravam um outro clube para poder manter a mesma assiduidade rotária. 
Assim, durante uma reunião da Associação Comercial de São Paulo Sudoeste, onde Samir, Nakhle e Antonio Carlos eram conselheiros, assumiram o compromisso mútuo de fundar um clube que retratasse a realidade desta nova região. Procuraram de imediato os contatos pessoais, bem como a anuência de um clube padrinho, cuja escolha recaiu naquele que possuía o maior número de parentes e amigos: o RCSP Sudeste. 
Finalmente lá estavam, num memorável fim da tarde: Ary Jacintho, Cinézio Landgraf, Clóvis Amaral, Fauze Lutfi, João Romano e Willian Cecílio, todos do Sudeste, com o Antônio Carlos, reunidos na sala de estar da Rua Nova Pátria 66, residência do Nakhle e Samir, diligenciando a concretização do lindo sonho. Ali, inúmeros nomes de destaque comunitário e profissional foram relacionados, gerando a possibilidade de um grupo sólido e coeso. 
Além daquela reunião histórica houve quatro outras no mesmo local, até que um encontro geral foi marcado no Restaurante Brasa de Ouro, na Av. Cursino. O salão lotado mostrava um ambiente agradável e festivo, onde todos os líderes escolhidos também puderam levar seus convidados. Após 3 mêses de intensos encontros semanais o grupo consolidou-se, viabilizando a indicação da 1ª diretoria, tendo o grande empresário Felício Rugna como Presidente Eleito. 
Na noite do dia 17 de Abril de 1987, em um inesquecível jantar festivo, fundaram o então Rotary Club de São Paulo Jardim da Saúde; sendo que, em 1994, para atender ao insistente pedido do ex-presidente Nakhle, seu sábio sucessor na presidência e também fundador Mário New Peixoto, encaminhou proposta aos sócios e aprovaram por unanimidade uma nova denominação, muito mais adequada à realidade territorial: Rotary de São Paulo - Saúde. 
Após vários estágios de desenvolvimento o clube sedimentou-se, sendo reconhecido como um dos mais atuantes, praticando companheirismo ímpar e satisfazendo constantemente as necessidades da comunidade e da Instituição em geral. Foi o “Clube da Governadoria” em 2001/02, quando Samir foi Governador, superando recordes distritais e mundiais, demonstrando uma inquestionável pujança do clube. Por outro lado, esta notável liderança solidificou-se desde a fundação da valorosa ASFAR-Saúde (1996), mesmo ano da formação do primeiro Rotarykids do mundo, na época denominado KidsAct-Saúde. 
Hoje, o RSP Saúde é uma referência rotária e ao longo de sua rica e vitoriosa história o clube sempre tem indicado representantes para as funções mais relevantes de RI. 
Formado por grandes expoentes, estes companheiros e familiares são extremamente unidos e destinados a alcançar o mais alto degrau do Verdadeiro Ideal de Servir. 
Fotos dos atuais companheiros do Clube 
 

 

 Clique nas imagens para ver as fotos


Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Saúde | Termos e Condições | Política de Privacidade