As megatendências e o futuro do Rotary
27/04/2017
RC Santos Boqueirão


Fomos prestigiadas hoje na 37a Reunião Ordinária, com a palestra de Marcelo Demetrio Haick - Governador do Distrito ano rotário 2006/2007, que abordou o tema, As Megatendências e o Futuro do Rotary .
Marcelo Haick iniciou a palestra salientando que o futuro sempre despertou e continuará despertando inquietação.. Pensar no futuro e analisar até que ponto vou mudar e me adaptar é a grande dúvida do ser humano. Estamos vivendo momentos de grande impacto para a natureza, as pessoas e a sociedade. Mudanças demográficas e outros fatores como o envelhecimento da população, a desigualdade social com a o encolhimento da classe média e os bolsões de pobreza e as diferenças entre as gerações. Com muita propriedade, Marcelo Haick dissertou sobre as gerações X, Y ,Z e as novas tendência da geração milênio.
A urbanização acelerada trazendo em seu bojo complicações com transporte público, saúde e energia ao mesmo tempo em que colabora com pessoas mais escolarizadas, conectadas e empoderadas. Tudo isso acrescido de mudanças climáticas e escassez de alimentos.
A tecnologia está contribuindo com as mudanças e a troca de informações rápidas.
Resta a questão: qual o papel do Rotary?
Manter -se fiel aos valores que são companheirismo, integridade, diversidade, liderança e serviços humanitários.
Atualizar-se com os instrumentos e ferramentas tecnológicas para melhorar a comunicação, as realizações e a integração. procurar novos membros com bom caráter, boa reputação nos negócios e na comunidade, liderança e principalmente desejo sincero de servir à comunidade.
Ajustar-se e flexibilizar-se no que se refere à reuniões, ações e companheirismo.Enfim, ser proativo e não reativo.
Foi uma palestra brilhante que trouxe muitas reflexões importantíssimas.