Rotaract Santos debate maioridade penal na Semana da Juventude
14/08/2015
Rotaract Club Santos

A oportunidade de realizar este debate foi muito positiva, pois os adolescentes participaram ativamente das discussões, avalia Luma Guedes, advogada e representante do Comissão do Jovem Advogado da OAB Santos; ao lado do também jovem advogado Rafael de Paula. Eles participaram de um encontro com estudantes do Colégio Renovação para um debate sobre o dilema a cerca da redução da maioridade penal no Brasil e suas implicações.
O evento é resultado de esforço conjunto entre o Rotaract Club de Santos e o Conselho Municipal de Juventude de Santos e foi realizado na programação da Semana Municipal da Juventude; onde dezenas de alunos argumentaram e participaram do debate em que Luma, justificava a não-redução da maioridade, ao contrário do posicionamento de Rafael. Aos olhos da advogada, foi um debate intenso e saudável que me deixou muito feliz ao ver o senso crítico despertado dos nossos jovens.
A maioridade penal é um tema contemporâneo e bastante polêmico, principalmente quando no primeiro semestre a Câmara de Deputados aprovou a redução da maioridade de 18 para 16 anos para crimes hediondos, para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. De acordo com o coordenador do Programa para Adolescentes da Unicef, Mario Volpi, somente 0,01% dos 21 milhões de adolescentes do Brasil cometeram atos contra a vida.
Apresentar as diferentes perspectivas sobre temas da vida pública era uma vontade de longa data tanto do Rotaract Club de Santos, quanto do Conselho Municipal de Juventude, do qual Rafael é secretário.
Quer saber mais sobre o Rotaract Club de Santos? Acesse a nossa página no facebook: facebook.com/rctsantos
Fonte: Lincoln Spada